terça-feira, 14 de junho de 2011

OS CAMINHOS DA MINHA VIDA

Quando eu brincava de "escolinha", no quintal da minha casa, não imaginava que pudesse seguir carreira nisto um dia, quando as pessoas me perguntavam o que eu gostaria de ser quando crescesse eu respondia: "MÉDICA, DENTISTA, CANTORA, ATRIZ", e me deixava levar pelos sonhos e por minha mente... O tempo foi passando e eu fui crescendo, tive na escola ótimos exemplos de professor e também muitos maus exemplos, quando chegou o dia d'eu optar pela minha vaga no vestibular, assinalei logo "GEOGRAFIA", e todo mundo me perguntava: "Você é louca? Não sabe quanto ganha um professor? Tem certeza de que é isso que você quer?"- Bom... Acho que a negatividade foi tanta que esse vestibular não foi pra mim, por 2 pontos não entrei... Um ano depois lá vamos nós para uma nova escolha, optei por "PEDAGOGIA" e mais uma vez uma chuva de bombardeios: "Você tem certeza que quer cuidar de crianças? Você sabe aonde está pisando?"- E mais uma vez lá fui eu enfrentar 3 longos dias de vestibular para conseguir entrar na faculdade...
Nos primeiros dias de aula eu me perguntava: "Senhor, será q eu fiz mesmo a escolha certa? O que eu estou fazendo aqui meu Deus? É mesmo meu caminho?"
Ora, todos nós sabemos ou pelo menos alguns de nós acreditamos que, a pessoa só desenvolverá bem uma profissão se tiver o dom para tal profissão, se uma pessoa não tem o dom pra cantar não adianta se atrever que não vai ser, e assim foi comigo... Anos pensando o que eu gostaria de ser, tantos sonhos que eu tive, tantos pensamentos, cheguei logo na profissão mais MAL PAGA do país, professor de series iniciais...
E agora que optei por esse ramo, eu só peço a Deus todos os dias que a profissão que eu escolhi tenha o reconhecimento merecido, quantos professores adoecem em salas de aula: depressão, pressão, stress, morte em sala de aula, morte por dar ao aluno uma nota baixa e mesmo assim ainda somos mal pagos...
Sei que ainda não me formei e posso até optar por não trilhar o caminho da faculdade que cursei, mas quando nós estudantes chegamos no estágio dá um comichão de querer ficar mais que algumas horas por dia,   até hoje digo que ser pedagogo não é muito minha praia, ainda não me decidi... mais uma faculdade? um concurso em outra área?  Chega uma hora na vida da gente que se abre um leque de opções, e você por vezes até se vê sem saída... Ainda faltam 06 meses pra eu concluir meu curso, pra eu receber o diploma, e essa duvida me vem todos os dias na cabeça... teria eu capacidade e força de vontade pra enfrentar uma sala de crianças todos os dias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário